quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Existe, mas não deveria!

[...] É algo muito além do que amizades, drogas, sexo, paixões e etc...é algo que envolve tudo isso. Imagina o que é? Pois é, é o tal  "Vestibular” [...]


Eaí, tudo na boa? Então, essa semana resolvi falar sobre algo que faz parte da vida de muitos jovens (não necessariamente). É algo muito além do que amizades, drogas, sexo, paixões e etc...é algo que envolve tudo isso. Imagina o que é? Pois é, é o tal  "Vestibular”, você sabe o que é vestibular? Pra você que não sabe, é algo muito injusto, maldoso, sofredor e um infortúnio que impede de você de entrar na sua tão sonhada faculdade; é uma maneira de avaliar o conhecimento de uma pessoa, por meio de matérias do ensino médio, mas que na verdade, se você estudou numa escola pública (o que na verdade você não "estudou" literalmente, há não ser sobre feudalismo desde o 1º ano de ensino médio, não importa!), o interessante, é que no vestibular só caí coisa que você nunca ouviu falar (é claro, pra quem estudou em escola pública, é óbvio! [não necessariamente]), logo isso é uma contradição, porque se tu pensar por um lado, se você vai prestar um vestibular para uma faculdade pública, e o governo pensasse um pouco, iria fazer as provas mais fáceis possíveis, porque assim, na minha opinião, uma instituição pública, seria voltada as pessoas que não tem como pagar uma faculdade particular e iriam pra uma do governo, sendo assim, as provas deveriam ser fáceis, para o povo da escola pública passar (traduzindo:'na escola pública não se aprende nada, então, os vestibulares para entrar na universidade pública deveriam estar de acordo com o ensino médio público, não que eu concorde com isso, e não concordo mesmo, o que tem que melhorar de verdade é a educação e assim fazer um vestibular de verdade'), mas estamos no Brasil? Como você pode ver, não é bem assim que acontece! Os que podem pagar, estão nas públicas, não é atoa, claro! O  ensino é bem melhor, o que é muito verdade; e os que são pobres (não necessariamente) estão em universidades privadas, com o tal PROUNI, que é um modo que o governo inventou pra não investir na educação do Brasil, isso é verdade! Faculdade pública e privada, no momento agora não importa, enfim...como vinha dizendo, vestibular é isso! E como consequência da existência do vestibular, há a necessidade de ter cursinhos pré-vestibulares. Pra quem não sabe o que é isso, é um estabelecimento no qual pessoas vão até lá para aprender “tudo”, desde o jardim de infância até o 3º ano do ensino médio em APENAS UM ANO! É  UM ANO! Incrível isso, se eu soubesse disso antes, nem teria feito os milhões de anos de escola, ia direto pro cursinho, que é muito mais legal. Sabe porque é mais legal? Porque os professores de cursinhos, não sei, mas eu acho que eles um dia queria ser comediantes, e aproveitam dos coitados dos vestibulandos pra fazer stand up na sala de aula; e mesmo que não é engraçado as pessoas dão risada, porque são vestibulandos, e é único momento no qual o vestibulando pode se descontrair, pois quem conhece a vida de um vestibulando, sabe que ele não tem tantos motivos pra ficar dando risada, daí com qualquer coisinha que o professor fala é motivo de riso. E também porque os professores de cursinhos não são tão escrotos quanto os professores de escola “normal”. Pra você aí que tá meio triste, e quer dar umas risadinhas, faça um cursinho, você poderá se divertir, vai por mim! Embora eu esteja falando sobre os professores serem assim, não significa que não se aprende nada, muito pelo contrário, dá pra se aprender muita coisa em cursinho, isso eu garanto, porque já fiz cursinho, e meus professores me ensinaram o essencial para passar no vestibular e além; "valeu aí professor, você é DAHORA =)" Então...já disse sobre o que é vestibular, o que é cursinho (nominho engraçadinho né? "cursinho", me faz lembrar outra coisa, num sei se é por isso que eu acho engraçado; já ouviu uma pessoa falar “tá com curso”, pra quem já ouviu sabe do que estou falando, deixa pra lá...rsrs) e ainda não falei o mais importante, que é a atriz coadjuvante,o ator principal, a estrela apagada, ficou um paradoxo ? Não importa, a pessoa que faz essa bagaça  acontecer (não necessariamente), é o nosso querido vestibulando. Como você é querido, tão querido que vou fazer um post só exclusivo pra falar sobre você, na verdade não é bem isso, mas é que eu com preguiça de continuar escrevendo e meio com pressa!
Beleza? Então no próximo post eu falo, daí você lê (não necessariamente).
Ah...lembrei, esse findi tem ENEM?! Boa sorte aí pra quem vai fazer, e não fiquem preocupados, fiquem tranquilos, fiquem rilex, estejam "Enem aí", entedeu? "Enem aí" ? Rs Tomara que não roubem de novo!
Boa prova pra vocês! E obrigada! =) huahauahuahua
Não sei que dizer!
Té mais! Fui! =P
Por: Di




Questões que deveriam cair no vestibular (não necessariamente):

Vestibular da Vida – Assinale a pior alternativa #18
vestibular
Vestibular da Vida n.º 16
Vestibular da Vida
Tirinha - Vestibular da vida
Vestibular da vida
Vestibular da Vida - Assinale a pior alternativa
vestibular da vida
 
Imagens retiradas: Tiras do Sabiá

O "mistério do blogueiro" adverte: "As expressões e opiniões contidas nesse blog são irresponsabilidades de seus idealizadores."

7 comentários:

  1. Vestibulanda online! \o/
    Nunca me imaginei num cursinho, tinha a ilusão de passar direto do EM pra faculdade (ilusão!!!) mas cresci e caí na real xDD . No cursinho aprendi mto mais que apenas teoria, posso dizer até que foi no cursinho que aprendi a pensar! Na escola é td mto mecânico. Apesar de gostar de estudar, acho que eu não refletia sobre as coisas... O cursinho mudou minha vida! (FraseDeComercialDeShakesFeelings)

    ResponderExcluir
  2. como assim?
    o governo deveria melhorar a educação para o vestibular ser justo com todo mundo!
    Ahh... então seus professores queriam ser comediantes? KKKK
    eu nem rio!

    tô ENEM ai!

    ResponderExcluir
  3. Os vestibulares não são difíceis, mas somos nós que estudamos pouco. O complicado de vestibular é somente a quantidade de concorrentes, por causa disso o,o1 na nota do vestibular já te faz cair (ou subir) umas 80 posições no 'ranking' de vestibulandos disputando uma vaga.
    Discordo sobre a opinião de que os vestibulares deveriam ser mais fáceis. Daqui a uns 5 anos pegue a prova da FUVEST desse ano e de uma olhada... provavelmente tu vai pensar assim... "Nossa, como eu pude me esforçar tanto pra aprender coisas tão básicas?". (ou não, mas foi isso que eu pensei quando o fiz)
    Bom, pra finalizar quero dizer que tudo é uma questão de dedicação, compromisso, responsabilidade e acima de tudo, onde acredito ser o fator mais importante de todos, devemos ter curiosidade sobre as coisas. A curiosidade é o ponto chave que nos faz querer aprender. Além de tudo isso, vemos que na maior parte da prova do ENEM, e na maioria dos vestibulares, o principal requisito para o vestibulando é estar atualizado sobre com os acontecimentos recentes da historia, o que exige apenas o acompanhamento diário de tele jornais, jornais impressos, e algumas revistas... (Ler National Geographic, Super Interessante, e ver os Programas do Beakman, também ajuda muito (y))

    É isso.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sara! Também concordo com você! A gente tem essa ligeira ilusão que irá passar logo de cara, mas no final, não é bem isso que acontece! =/ mas é so esforçar bastante! Você vai passar, esse ano rola! =) DI

    ResponderExcluir
  5. Oi Thais! O governo deveria melhorar a educação sim! Para quando os alunos de escola pública fossem fazer vestibular, possam se sentir tão bons quanto aqueles que estudaram em escolas particulares, é o que eu acho!
    Meus professores queriam, os seus não? Coitados dos comediantes! Te cuida comediante, professres estã aí pra roubar o seu emprego! DI

    ResponderExcluir
  6. Anônimo!Realmente os vestibulares não são difíceis! A concorrência é grande, mas quem estudou de verdade, não existe concorrência! Pra quem estudou sabe que pode eliminar os menos preparados! Eu não concordo que os vestibulares devem ser fáceis, o que eu disse é que o ensino no Brasil, não corresponde ao que é pedido nos vestibulares, logo, fiz uma simples comparação de como deveria ser o vestibular real, para mostrar a realidade que está na cara! Não que ele seja fácil! Porque na minha opinião, vestibular tem que ser aquele que cobra questões não apenas importantes para áreas de exatas, humanas e biológicas, mas sim, conteúdos que possam fazer diferença na própria vida do vestibulando ou na sociedade como um todo! E o mais, tudo que você falou sobre dedicação, compromisso, responsabilidade e curiosidade(muito importante!!!) acho que você está certo, mas não apenas vestibulando né? A sociedade como um todo deve buscar conhecimento! É isso! DI

    ResponderExcluir
  7. Pois é, foi o que o "sábio" ET Bilu ordenou: "Busquem conhecimento!" ;) #fikadica

    ResponderExcluir